As comemorações e eventos anuais na Paineira

Ao longo do ano, as festividades preenchem e alegram a vida escolar.  As quatro grandes festas cristãs são comemoradas de diferentes maneiras conforme o desenvolvimento dos alunos: Páscoa, São João, Micael e Natal.

Boas-vindas: O café de boas-vindas acontece na Escola Paneira com o objetivo de receber as famílias, principalmente as novatas, para uma breve apresentação e convite para a participação na Escola de Pais e Mães.

Picnic: É um momento de confraternização na escola. Todas as famílias são convidadas e os participantes devem levar um lanche para compartilhar e dividir momentos de alegria e descontração.

tarde cultural
Tarde Cultural: A Tarde Cultural envolve os alunos do Ensino Fundamental e Médio que abrilhantam o evento com apresentações individuais ou coletivas. Os pais também trazem suas contribuições culturais a este momento.

Festa da Lanterna: A Festa da Lanterna, tão simbólica e significativa, preenche de alegria os corações dos pequenos da Educação Infantil.
festa da lanterna

tarde cultural
Festa de São João: Fechando o primeiro semestre acontece a Festa de São João. Os preparativos envolvem toda a comunidade escolar que se divide nas diversas funções do evento. É um momento muito significativo e bonito dentro da escola. as apresentações acontecem por turma e ao final o Ensino Médio apresenta o Maracatu e acende a fogueira.

Dia da Pipa: Encontro realizado na Educação Infantil. Há um lanche compartilhado e o momento da confecção das pipas que logo em seguida colorem o céu.

festa da primavera
Festa da Primavera: O equinócio da Primavera é festejado pelos pequenos da Educação Infantil que, de maneira colorida e leve, cheia de flores e música, nos remetem a um novo ciclo do ano.

Dia de Micael: O dia de Micael é 29 de setembro. Não existe uma festa que reúna pais e crianças, mas a época de Micael é vivenciada intensamente pelas crianças. Micael é o espírito que não teme, é considerado um grande defensor da humanidade, que com força objetiva e inteligência cósmica inspira e auxilia cada um que queira aprender a amar com consciência. Ele sempre foi o administrador e inspirador dos mistérios solares. A força de Micael é a coragem, ele lida com o ferro da espada, o ferro meteórico que em agosto e setembro cai na Terra em forma de meteoritos, as estrelas cadentes. A substância ferro em nosso sangue garante nossa força de atuação e coragem.

portas abertas
Portas Abertas: É a oportunidade dos pais da comunidade escolar vivenciarem e observarem os trabalhos realizados na Escola com os alunos. Este dia é aberto para as pessoas interessadas em conhecer um pouco sobre a Pedagogia Waldorf e o currículo escolar.

Bazar de Natal: Ocasião de grande confraternização, vendas de produtos artesanais e momento reflexivo sobre a importância do Natal para o desenvolvimento da humanidade.
bazar de natal

Advento: O Ritmo trabalha o conceito de comunhão e harmonia com o próximo. Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Advento é uma comemoração cristã, é o tempo de espera para o que há de vir: a preparação para a chegada do Natal. Com as crianças, o objetivo é fazer com que captem o verdadeiro espírito natalino, gradativamente. O espaço é preparado a cada semana para que a esperança do novo que há de vir habite no coração de todos. A montagem do presépio acontece aos poucos e, assim, ele vai ganhando vida. Histórias e cantos são vivenciados pelas crianças.

São Nicolau: O dia de São Nicolau é 06 de Dezembro. Na Educação Infantil, o dia de Nicolau é comemorado com uma pequena surpresa deixada na porta das salas, sempre ressaltando o dever de merecimento ou recompensa pelas boas atitudes apresentadas pela criança. Um pequeno saquinho de pano trazendo nozes, castanhas e uma maçã é deixado para cada uma em nome de Nicolau.

Auto de Natal: Fechando o segundo semestre e, consequentemente, o ano letivo, acontece o Auto de Natal. Apresentado pelos alunos do Ensino Fundamental, nos remete à missão do Homem na Terra: desenvolver o amor e a solidariedade. Este momento é permeado com músicas e representações, entremeando a narração da história do nascimento do Filho de Deus. Na Educação Infantil tal momento é cultivado ao longo das últimas semanas de aula, de modo íntimo, com canções, ritmo e histórias que alimentam os corações das crianças. O Auto de Natal proporciona que levemos em nossos corações a espiritualidade de tão grande acontecimento.