Estrutura Organizacional

Depoimentos

As Escolas Waldorf são fundamentadas na Antroposifia e normalmente criadas a partir do interesse de um grupo, seja de pais ou de professores. Embora sendo escolas privadas, não pertencem a um dono e nem têm fins lucrativos. No caso da Paineira Escola Waldorf, trata-se de uma associação, cuja característica fundamental é a autogestão, com a seguinte estrutura formal de funcionamento:

O Conselho Pedagógico
O Conselho Pedagógico é composto por todos os professores e reúne-se todas as quintas-feiras. A finalidade deste conselho é criar uma imagem da situação pedagógica da escola, através de reuniões e conversas a respeito do desenvolvimento do processo pedagógico e das crianças e jovens. Fazem parte do trabalho realizado nestes encontros semanais, o estudo da Antroposofia e atividades artísticas

A Conferência Interna
A Conferência Interna é o órgão central do corpo docente. Suas atribuições são a contratação e demissão de professores, ouvidoria de pais e professores que precisem de encaminhamentos, zelo pela proposta pedagógica, solução dos assuntos práticos do dia-a-dia. A Conferência Interna reúne-se semanalmente. Seus membros são indicados e eleitos pelo Conselho Pedagógico.

Diretoria Pedagógica
Eleita pelo Conselho de Professores, a Diretoria Pedagógica representa a Escola no âmbito legal junto às Secretarias de Ensino municipal e estadual.

Apoio Pedagógico
É direcionado especialmente àquelas crianças que demandam este acolhimento, para melhor desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, motoras e sociais.

Comissões
As Comissões são formadas por pais e professores que se organizam para realização de tarefas, planejamentos, projetos etc. A maior parte destas comissões é instituída a cada ano durante o planejamento. Outras se formam ao longo do ano letivo de acordo com a necessidade.

Assistência Pedagógica
A cada ano, através da Federação das Escolas Waldorf do Brasil, situada em São Paulo, a escola recebe a visita de um assistente pedagógico para prestar uma assistência mais global, reunindo-se com o Corpo Docente em encontros de estudo e de reflexão das práticas pedagógicas.

Associação Pedagógica Parsifal
A Associação Pedagógica Parsifal  é a mantenedora da Paineira Escola Waldorf. Ela é a entidade que possui a personalidade jurídica, sujeito de direito para as autoridades. Para se tornarem membros da Associação Mantenedora, os interessados são apresentados em assembleia por alguém que já seja membro. Qualquer pessoa que se identifique com a proposta da escola e queira se juntar a ela é bem-vinda.

A Diretoria da APP
É através da Diretoria que a Associação Mantenedora exerce suas funções específicas, ou seja, o ato jurídico de contratação e demissão de funcionários, atividades de secretaria da escola, planejamento e administração financeira. Auxilia também em campanhas financeiras, construções, publicações, etc. O trabalho da Diretoria da Associação é voluntário e ela se reúne semanalmente.

A Diretoria da APP nomeada na 65a Assembleia, realizada em 18/05/2019, é composta pela Diretora- Presidente: Professora Flávia Beatris Koury Ferreira e demais membros, a saber: Antônio Augusto Leite G Mascotte (Guto), Luiz Cláudio Almeida Santos, Rodrigo Monte Lima Oliveira e Aloisio Augusto Figueira de Oliveira.

O Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é formado por pessoas responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da contabilidade da Associação Pedagógica Parsifal. Compete a ele também analisar e emitir seu parecer em relação ao balanço anual para deliberação em assembleia.

Os Colaboradores
O corpo administrativo é composto pelo gestor escolar e duas secretárias. Uma equipe de funcionários é responsável pela manutenção dos ambientes e funcionamento da escola, para que o exercício da prática pedagógica possa ocorrer sob as melhores condições possíveis.

Os Pais e Mães
A contribuição dos pais acontece através do Conselho de Famílias, dos representantes de turmas e nas participações em várias comissões. Os representantes de classe são pais que auxiliam os professores de classe na comunicação com os pais e mães da sala, na organização de eventos pedagógicos de cada sala e eventos gerais da escola.

O Conselho de Famílias
O Conselho de Famílias é um órgão consultivo composto por todos os pais ou responsáveis por alunos matriculados na Paineira. O objetivo desse Conselho é de contribuir ativamente para o funcionamento da escola, em harmonia com o Conselho Pedagógico e com a Diretoria, mobilizando os pais e contribuindo também para a construção dos objetivos da escola. Também trabalha para garantir que os princípios da escola sejam sempre levados aos pais e ser um canal de comunicação para e com os pais e mães.

Voluntariado
Faz parte da proposta da Pedagogia Waldorf o trabalho voluntário de pais, professores e funcionários através do engajamento em atividades como mutirões, grupos de trabalho, comissões, eventos culturais, palestras, assembleias, reuniões pedagógicas e outros. A participação cria uma maior proximidade da comunidade, trazendo a consciência de fazer parte dela e se tornar também responsáveis por ela.

Estrutura Organizacional