2019 - Paineira


Querida Comunidade,

O ano está findando e todos nós da Comunidade Paineira só temos a agradecer.

Foi um ano de construção maravilhoso!

Construímos o piso da quadra, a sala adicional da Educação Infantil, reformulamos a cozinha do 3o ano, restauramos toda a fiação do Pavilhão Infantil, recebemos o 10o ano.

Plantamos, em parceria entre Escola e Famílias, 48 das 150 mudas ganhas pela Comunidade para celebrarmos os 100 anos da Pedagogia Waldorf no mundo!

Aprofundamos nossos conhecimentos em Antroposofia através das palestras mensais ministradas pela Prof Ana Maria Zinsly. Tivemos muitos grupos de estudos: Teosofia, os 12 Sentidos, os Primeiros Aspectos da Infância, Filosofia para a Liberdade, entre muitos outros espalhados pela Escola.

Fortalecemo-nos ainda mais enquanto instituição através da implementação do sistema administrativo-financeiro em toda a Escola. Temos reuniões periódicas para desenharmos a nossa Governança. Convidamos a professora Marli Cisneros - de Botucatu - para exercer a função de tutora dos ensinos Fundamental e Médio. A formação da Comissão de Inclusão nos ensina diariamente como sermos genuinamente mais solidários. O Conselho de Família teve participação honrosa, sendo muito atuante e comprometido com o diálogo entre Escola e Comunidade. Implantamos o site da Paineira.

A Escola foi e é local para o Seminário de Professores Waldorf e para o Curso da Arte da Fala. Também recebeu os professores para o Encontro Regional dos Professores Waldorf de Educação Infantil de Minas em 2019.

Dentre tantos acertos, tivemos também alguns desafios que após muita análise, estudo e olhares atentos, transformaram-se em aprendizados importantes individual e coletivamente. Aceitamos que estamos em construção e, desta forma, nem sempre acertamos, embora seja essa sempre a nossa intenção. Acreditamos que o importante é aprendermos com os desafios e seguirmos em movimento, sempre com amorosidade, acolhimento, comprometimento e leveza.

Agradecemos 2019 com muita humildade, alegria e devoção. Esperamos que 2020 seja ainda mais brilhante, construtivo e feliz.

Desejamos a todos um Natal Maravilhoso com as bençãos de Cristo e o amor que nos uniu.

Um caloroso abraço,
Escola Paineira.