Nossa História

Por Martha Krambeck

 
 
 
 
300x300
Depoimentos
300x300
Estrutura Organizacional

Em 1985 as primeiras crianças chegavam à nossa pequena escola denominada “Recreação infantil”.

Éramos bem pequenos, comparados a uma árvore, talvez do tamanho de uma semente.

Leituras específicas sobre a Pedagogia Waldorf desencadearam o trabalho prático iniciado em 05 de agosto de 1985. 

Entusiasmo e confiança nos ideais diferenciados e renovadores da Pedagogia Waldorf contagiaram a todos, e as primeiras 15 crianças trouxeram suas famílias que, juntas com os professores e apoiadores, trabalharam para implantar e consolidar esta pedagogia em Juiz de Fora.

O crescimento nos impulsionava a buscar novos espaços e, assim, em 1987 um dos pais nos ofereceu uma casa maior, no Bairro Paineiras.

Neste momento a escola passou a se chamar “Jardim Escola Paineira”, homenagem à expressiva árvore que embelezava as proximidades da escola. Em 1988 a Senhora Christha Glass assumiu a tutoria da Educação Infantil e recebemos a professora Eleonore Pollklaesner que viria a ser a nossa tutora do Ensino Fundamental.

Primeira sede da Escola no bairro Grambery - 1985

O crescimento nos impôs novas necessidades. Em 1989 os pais, orientados pela “Associação Pedagógica Rudolf Steiner” de São Paulo, instituíram a Associação Pedagógica Parsifal, que em 1990 ganhou personalidade jurídica e foi reconhecida como Entidade Pública Municipal. Em 1991, o Jardim Escola Paineira foi legalizado junto à 18ª Delegacia Regional de Ensino/ MG.

Neste mesmo ano, a Escola vinculou-se à Associação Pedagógica Rudolf Steiner de São Paulo, o que favoreceu a regularização da Escola nos aspectos trabalhistas e previdenciários, e assim permanecemos até 1995.

Em 1992 surgiu a primeira classe de alfabetização, iniciandose o movimento para a implantação do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Novamente o espaço físico tornou-se insuficiente e ocorreu a mudança para o bairro Santa Helena. A necessidade de uma sede própria mobilizava a comunidade escolar em ações para angariar fundos. Éramos uma comunidade muito ativa.

Sede da Escola no bairro Santa Helena - 1994

Em 1994, Sr. Dieter Pommerening, presidente da Internacionale Vereinigung der Waldorfkindergarten, visitou-nos e decidiu nos apoiar com um empréstimo. Em 1995 nos desvinculamos da Associação Pedagógica Rudolf Steiner de São Paulo e a Associação Pedagógica Parsifal passou efetivamente a atuar como mantenedora da Escola, assumindo toda a administração jurídico-financeira. Nesta ocasião, a escola havia mudado para o bairro Bom Pastor. A necessidade da sede própria era premente e, finalmente, com muita alegria, em 1998 conseguimos adquirir, no bairro São Pedro, nossa tão almejada sede própria.

Em 1999, já na sede própria, iniciamos o 1º ciclo do Ensino Fundamental, obras de ampliação foram necessárias e concluídas em 2002.

Em 2006 intensificaram-se as ações para viabilizar a implantação do 2º ciclo do Ensino Fundamental. Por meio do empenho dos pais e dos diretores da Associação, foi possível a aquisição do terreno da atual sede da Escola. Para isto houve ampla mobilização e um profundo exercício social por parte da comunidade escolar, que adquiriu lotes no extenso terreno, possibilitando a compra da área que hoje ocupamos.

Primeira sede própria da Escola no bairro São Pedro - 2002


Em 2007 implantou-se o 2º ciclo do Ensino Fundamental e no novo terreno iniciaram-se as obras da futura escola.

Em pleno canteiro de obras, em cerimônia comemorativa, foi colocada a pedra fundamental com a presença da comunidade escolar, ex-alunos, seus familiares, o grupo de euritimia Terra Brasilis da escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, nossa tutora professora Eleonore Pollklaesner e o Sr. Carlos Maranhão, presidente da Associação Antroposófica do Brasil.

Em 1º de maio de 2009, com a estrutura básica pronta, em um grande mutirão de pais e professores, a Escola mudou-se para a atual sede na Avenida Senhor dos Passos 2102, no bairro São Pedro.

Lançamento da pedra fundamental

Em 2012 consolidou-se o nome Paineira Escola Waldorf, mediante autorização da Secretaria Estadual de Educação. Hoje com mais de 300 alunos atendemos à sociedade de Juiz de Fora.



Estrutura básica pronta

Aquela sementinha plantada em 1985 germinou. E chegamos hoje, com a Paineira Escola Waldorf,  numa estrutura física de 10mil metros quadrados, atendendo mais de 300 alunos do Maternal ao Ensino Médio.

PAINEIRA

 Por Fernando França

"Ela cresceu e cresceu forte e bonita,

Sua copa se abriu, ficou rica

De histórias pra contar.

Amanheceu e as crianças vão chegando,

Mais um dia está começando

E a canção sobe no ar...

Olha a Paineira, quantos frutos ela dá!

Olha a Paineira, quantas flores pra alegrar!

Quem esqueceu do pequeno que era, lembra?

Quando deita-se em sua sombra

Vendo um galho balançar...

Quem era eu, esta criança brincando,

Olha o sol, olha o dia brilhando,

E a canção sobe no ar...

Olha a Paineira, quantos frutos ela dá!

Olha a Paineira, quantas flores pra alegrar!

Quando chegar a hora elas vão desabrochar

Olha a Paineira, quantos frutos ela dá!

Olha a Paineira, quantas flores pra alegrar!

Olha a Paineira, quantos frutos ela dá!

Olha a Paineira, quantas flores pra alegrar!

Esse mundo..."
Fernando França foi pai e professor da Paineira Escola Waldorf.





Paineira Escola Waldorf