A Antroposofia e a Pedagogia Waldorf

Profa. Rose Oliveira

Rudolf Steiner, idealizador da Pedagogia Waldorf, nasceu em 1861 em Kraljevic (atual Croácia) e morreu em 1925. Estudou Ciências Sociais e Matemática. Aprofundou-se em temas político-sociais, Literatura e Filosofia. Foi autor e editor da primeira edição das Obras Científicas Completas de Goethe.

Assim, Steiner pode ampliar e aprofundar os estudos de Goethe, mostrando que o homem contém em si cada reino da natureza: Reino Mineral, presente no Homem nos ossos e em toda estrutura do corpo físico; Reino Vegetal, presente nos processos vitais; e o Reino Animal, presente no Homem em seus instintos e paixões. Porém, somente no Reino Humano é que existe o princípio da liberdade individual, de autoconsciência, fazendo o Homem pertencer simultaneamente a dois reinos: ao natural-físico e o ao espiritual:Igualdade, regendo a questão jurídica-legal; e Fraternidade, sendo fundamental para a atividade econômica.

Através de um método científico de investigação profundo e rigoroso, Steiner pesquisou os campos físico-sensível e o plano espiritual, permitindo a ele, a partir de ambos os pontos de vista, estudar o ser humano, o universo e todas as relações e inter-relações existentes com uma visão holística, global, a respeito da origem, do desenvolvimento, das metas dos seres e do mundo. A este método ele deu o nome de Antroposofia: “Caminho de desenvolvimento capaz de dar respostas rigorosas e comprováveis a todos os campos relacionados ao homem e a seu mundo.”

Rudolf Steiner

Crianaças em sala de aula

Com base nessa concepção da vida e do ser humano, novos impulsos surgiram nas áreas de conhecimento humano como na Pedagogia, Medicina, Arquitetura, Agricultura, Arte e Movimento, Organização Social, etc.

Vale ressaltar que, no âmbito social, concebeu o que veio se chamar Trimembração do Organismo Social, revalorizando os impulsos da Revolução Francesa: Liberdade, que vem regendo a vida cultural espiritual; Igualdade, regendo a questão jurídica-legal; e Fraternidade, sendo fundamental para a atividade econômica.

“Na educação, isso significa desenvolver nas crianças as bases para um pensamento claro e preciso, isento de preconceitos e dogmas, o que leva à liberdade; sentimentos autênticos não massificados e que respeitem os demais, num marco de igualdade de direitos e obrigações, e uma capacidade vigorosa de sustentar responsavelmente a fraternidade na vida econômica do futuro”.

Assim, nasce a Pedagogia Waldorf, de um impulso social em meio ao caos pós 1ª. Guerra Mundial. Seguindo a ideia daTrimembração Social, sua concepção sócioantropológica, Rudolf Steiner organizou uma escola para filhos dos operários de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf/Astória, em Stuttgard, Alemanha, a pedido do empresário Emil Molt, grande colaborador nesse movimento social.

Após um intenso estudo com docentes sobre Didática, Metodologia e Pedagogia nasce a proposta pedagógica Waldorf, com a primeira escola Waldorf em setembro de 1919.

Como escola livre, as escolas Waldorf tornavam real o impulso da autogestão. No Brasil, a primeira escola Waldorf nasce em 1956. Atualmente já são mais de 73, reconhecidas pela Federação das Escolas Waldorf do Brasil.

Princípios da Pedagogia Waldorf

“A natureza faz do homem um ser natural. A sociedade faz dele um ser social. Somente o homem é capaz de fazer de si um ser livre”. Na Pedagogia Waldorf o homem é concebido como uma unidade físicoanímico- espiritual. O lado anímico-espiritual como essência individual única de cada ser humano e o corpo físico instrumento/imagem desse espírito.

-

Esta visão considera que “o ser humano não é determinado exclusivamente pela hereditariedade e meio ambiente, mas também pela resposta que do seu interior é capaz de realizar de forma única e pessoal, a respeito das impressões que recebe; o homem ao nascer é portador de um potencial de predisposições e capacidade que lutarão para desenvolver-se ao longo da vida”.

A Pedagogia Waldorf explica e fundamenta o desenvolvimento dos seres humanos segundo princípios gerais e evolutivos denominados setênios, que apresentam momentos claramente diferenciáveis em suas necessidades, interesses, etc.

No primeiro setênio (0 - 7 anos) predomina o desenvolvimento do corpo físico, instrumento de ação. A criança manifesta-se através da volição, querer, da atividade corporal intensa, o que se metamorfoseará na fase adulta numa maior ou menor capacidade de atuar no âmbito cultural-espiritual.

No segundo setênio (7 – 14 anos) predomina o desenvolvimento anímico. As energias emancipadas do corpo físico se metamorfoseiam em memória, imaginação, ritmo e busca por imagens que estimulem a fantasia. As imagens falam ao mundo dos sentimentos das crianças e essas se ligam ao conteúdo apresentado por meio das mesmas.

Já no terceiro setênio (14 – 21 anos) o jovem entra numa relação totalmente nova com o mundo. As energias anímicas se tornam independentes. A vida se torna assunto próprio e nasce uma interrogação individual sobre tudo que existe. As forças anímicas, liberadas do sentir, despertam o pleno desenvolvimento das forças do pensar lógico, analítico e sintético.

Assim, a Pedagogia Waldorf, fundamentada no conhecimento profundo das características evolutivas e no conhecimento da conquista da consciência, procura promover e facilitar a prática pedagógica em cada fase do ser humano, para que, de fato, a aprendizagem estabeleça uma relação harmônica com o desenvolvimento, adquirindo um caráter significativo. Todo esse processo não estaria completo sem a consciência do professor em estar em busca de envolvimento com a Pedagogia e a Antroposofia, para que seu desenvolvimento e crescimento ocorram paralelamente aos dos alunos, servindo como exemplo para os mesmos. Pois educa plenamente somente aquele que, através de uma autoeducação, transforma a si mesmo.

(Texto adaptado pela Profa. Rose a partir da Proposta da Pedagogia Waldorf)

antroposofia